Alunos faxinalenses assistem à peça teatral e contação de histórias 4223

18 Abril 2019

Os alunos das escolas municipais de Faxinal do Soturno foram presenteados, nesta semana, com duas intervenções culturais – uma contação de histórias e uma peça teatral – promovidos pelo Grupo Pregando Peça de Santa Maria. As atividades fazem parte do Projeto Cultural “O Brinquedo Mágico”, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura – LIC/RS, com o patrocínio da Nova Palma Energia.

Na segunda-feira, dia 15, pela manhã, a contação de histórias aconteceu na Escola Paulo Freire, para os alunos da pré-escola, 3º, 4º e 5º anos e para o maternal da EMEI Beija-Flor. Já na parte da tarde, no CTG Coração do Rio Grande, foi apresentada a peça teatral “O Brinquedo Mágico” para as turmas de 1º a 5º ano da rede municipal, da Escola Adelina Zanchi e da Escola Dom Antônio Reis e para a APAE.

O Brinquedo Mágico

A peça ‘O Brinquedo Mágico’ conta a história de dois amigos, Clara e Pedro, que resolvem brincar em uma praça abandonada, e lá encontram diversos materiais que estimulam a criatividade e os fazem resgatar muitas brincadeiras de criança. Numa dessas brincadeiras eles têm a grande ideia de construir um brinquedo mágico, e viajar pelo mundo da diversão e da imaginação.

O espetáculo busca de maneira criativa e engraçada, resgatar as brincadeiras infantis junto com os amigos, provocando o olhar do espectador para a importância das brincadeiras de criança, como correr, pular e construir, e que estimulam o relacionamento interpessoal, a amizade, o companheirismo e o espírito coletivo, deixando um pouco de lado o universo tecnológico e os relacionamentos virtuais.

Contação de histórias

É um espetáculo criado para trabalhar de forma lúdica e sensível as possibilidades de transformação, de tudo que nos cerca, pelo olhar e fazer poético. Também aborda questões referentes à mediação de leitura através da utilização de truques de mágica, do livro como objeto cênico, brincadeiras imaginativas, bolhas de sabão gigantes. O personagem “Poéto-contador e encantador de histórias” chega ao local cheio de estórias e magia, logo convida o público para as possibilidades da poesia que nos cerca. Ao longo do espetáculo vai transformando todos os elementos que carrega consigo em magia, poesia e ludicidade. No final a maior de toas as magias é revelada: “Acreditar e fazer acreditar é a maior magia de todas”. Eu acredito nas bolhas!