Notícias

  • Home

  • /
  • Mídia

  • /
  • Notícias

Barragem do Tope, em Sítio dos Mellos, concluiu o cronograma inicial de recuperações 4753

Obra foi finalizada nesta quarta-feira (20)

21 Maio 2020

Após cerca de quatro meses de trabalho, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos concluiu o cronograma inicial de recuperação de barragens em diversas localidades do interior de Faxinal do Soturno. Nesta quarta-feira, dia 20 de maio, foi finalizada a barragem do Tope, no Rio Mello, em Sítio dos Mellos. Outras quatro passagens molhadas receberam melhorias desde o mês de janeiro. As obras foram viabilizadas com recursos próprios do Município, totalizando cerca de R$ 150 mil e com mão-de-obra da Secretaria.

A principal melhoria na barragem do Tope foi o alongamento, em aproximadamente 15 metros. Também foram feitas novas vigas nas laterais, para sustentação da estrutura e concretagem das pedras, que dão segurança para a travessia, além de reparos em buracos que a água fez ao longo dos anos. Nesta barragem, foram utilizadas quatro cargas de concreto, totalizando cerca de 30 metros cúbicos de material.

Conforme o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Clóvis Benetti, o trabalho somente foi possível em razão da estiagem, que baixou o nível da água dos rios Mellos e Soturno. “Era uma demanda de mais de 20 anos e que vai beneficiar muitas famílias do nosso Município, especialmente os agricultores que utilizam estas barragens para o escoamento da produção”, destaca.

As outras barragens que foram recuperadas são a dos Dal Ongaro, dos Montagner e do Mosquito, todas no Rio Soturno, em Linha Nova Palma e a barragem do Pique, no Rio Mello, em Sítio dos Mellos. Segundo Benetti, está sendo pleiteada a ampliação do projeto para incluir mais duas barragens que precisam ser recuperadas, uma na Linha Colonial e a outra em Linha Guarda Mor.

Galeria de Fotos
Barragem do Tope, em Sítio dos Mellos, concluiu o cronograma inicial de recuperações
Junta de Serviço Militar
Secretária:
Rosenilda Trentin de Oliveira
Endereço:
Rua Julio de Castilhos, 609 - Centro
Telefone:
(55) 3263-3700
Hora. de Expediente:
8h às 12h e 13h às 17h
Tempo / Previsão