Comemorações dos 60 anos do Município iniciarão no domingo 4125

07 Fevereiro 2019

O Município de Faxinal do Soturno, localizado na Quarta Colônia de Imigração Italiana, completa, no dia 12 de fevereiro, 60 anos de Emancipação Político-Administrativa. A Administração Municipal está planejando diversos eventos, que serão distribuídos durante o ano, para marcar o aniversário.

A abertura das comemorações acontece no domingo, dia 10 de fevereiro, na Praça Vicente Pallotti. O ponto alto do evento é o show com o vencedor da última edição do The Voice, o cantor Léo Pain. Durante a tarde ainda será realizado o lançamento da marca dos 60 anos, do espaço fotográfico na Praça e do Concurso “Faxinal em 60 Clics”. A cantora tradicionalista e faxinalense Juliana Spanevello, que é a intérprete oficial do hino do município, fará sua participação cantando o hino que tem letra de Aristilda Rechia e música de José Mattos. Os vencedores do Concurso “Qual é o seu Talento?”, promovido pela Prefeitura no ano passado, Egom Bisognin Júnior e Daiara Lima, subirão ao palco antes do cantor Léo Pain.

O evento é gratuito e está previsto para iniciar às 17 horas. A Prefeitura realizará o fechamento das ruas no entorno da Praça para garantir a segurança de quem circular pelo local. Durante a tarde também estarão disponíveis brinquedos infláveis gratuitos, banheiros químicos, erva-mate e água quente e haverá venda de produtos das agroindústrias e artesãs locais. Os bares e lancherias do entorno da Praça estão se preparando para fornecer lanches e bebidas para as pessoas que vierem prestigiar o show. Não será permitida a venda de qualquer tipo de produto por comerciantes de fora da cidade ou ambulantes nas imediações do evento.

60 anos de Emancipação

Faxinal do Soturno se emancipou de Cachoeira do Sul em plebiscito realizado em 30 de novembro de 1958 e o novo município foi criado em 12 de fevereiro de 1959. A comissão emancipacionista era formada por Eusébio Roque Busanello, Benjamim Santo Zago, Almiro Pedro Cioccari, Achilles Cervo, Albino Zago, Anselmo Cassol, Erich Bruchlorst, Augusto Pradella, José Camilo Montagner e Moacir José Soccal.

Para evidenciar os 60 anos de emancipação, a Administração Municipal quis criar uma marca que representasse o sentimento que os faxinalenses tem por seu município. Após uma pesquisa com pessoas da comunidade, chegou-se à praça e sua composição com a igreja e o barquinho como a imagem que mais lembra e representa Faxinal do Soturno. Além disso, foram elencadas características positivas da cidade, como ruas limpas e floridas, educação e saúde de qualidade, indústria, comércio e serviços diversificados, segurança pública e bonitos pontos turísticos – alguns dos traços que tornam Faxinal do Soturno “um lugar bom para viver”.