Conselho da Alimentação Escolar empossa novos membros 3029

11 Maio 2017

.

O Conselho da Alimentação Escolar de Faxinal do Soturno empossou seus 14 novos membros, que ficarão no cargo pelos próximos 4 anos, na quarta-feira, dia 10. O Prefeito Clovis Montagner acompanhou a posse, agradecendo às pessoas que se colocam à disposição de participar e falou da importância do trabalho de fiscalização dos Conselheiros, garantindo que se apliquem os recursos de forma a gerar benefícios à comunidade. As responsáveis pelo Setor de Alimentação da Secretaria da Educação, Geneci Maria Spat e Aline Solner Ehlers Lewandowski, falaram sobre as atribuições do Conselho, especialmente no que se refere ao acompanhamento e a fiscalização da aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar. A indicação para presidência do Conselho foi da Professora Marluze Basso e vice-presidente Nadir Sari.

Durante o ano são realizadas três licitações e três chamadas públicas para compra de alimentação escolar. Atualmente, o valor repassado pela União a estados e municípios por dia letivo para cada aluno é definido de acordo com a etapa e modalidade de ensino, sendo: R$1,07 para creche, R$0,53 para pré-escola, R$0,64 para escolas indígenas e quilombolas, R$0,36 para ensino fundamental e médio, R$0,32 para EJA, R$1,07 para turno integral e R$0,53 para alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado no contraturno. Neste ano, a rede municipal conta com 130 alunos a mais do que no ano passado, porém o repasse é feito com base no censo escolar de 2016, de forma que é necessário racionar os recursos para compras. Da mesma forma, conforme explanou a nutricionista Aline, também é necessário observar, no momento da montagem dos cardápios, a oferta de produtos da região e o tempo de preparação, buscando oferecer opções nutritivas e equilibradas aos estudantes.