Notícias

  • Home

  • /
  • Mídia

  • /
  • Notícias

Fisioterapia completa primeiro mês com 260 atendimentos em Faxinal do Soturno 4545

Clínica funciona junto à Unidade Básica de Saúde da Sede

21 Novembro 2019

“Pra pessoas humildes como nós, não tem preço ter uma clínica de fisioterapia aqui na cidade” é a declaração da Maria José Pereira da Silva, mais conhecida por “Zezé”, após a realização da sua décima sessão de fisioterapia na nova clínica junto à Unidade Básica de Saúde da Sede. O serviço passou a ser ofertado no município há cerca de um mês e já contabiliza mais de 260 atendimentos. Até então, os pacientes faxinalenses eram levados pela Prefeitura até a cidade de Paraíso do Sul, em uma viajem de mais de 60 quilômetros, sendo 11 de estrada de chão, para fazer as sessões de fisioterapia no Hospital Paraíso.

O atendimento é realizado pela fisioterapeuta Cléia Rocha de Oliveira. A profissional, contratada pela Administração Municipal, é especialista em Fisioterapia Musculoesquelética, mestre em Biologia Celular e Molecular aplicada à Saúde e doutora em Geriatria e Gerontologia. As experiências profissionais incluem cerca de seis anos de clínica e 15 anos de docência. Ela só tem elogios para a Capital do Carinho. “Estou adorando a cidade, é muito calma, bonita e o povo é muito querido e acolhedor. Aqui tem muita qualidade de vida”, afirma.

Para o Secretário Municipal da Saúde, Lourenço Domingos Moro, a abertura da clínica de fisioterapia é a concretização de uma meta, que vem desde o início da gestão, em 2017. “Nós levávamos cerca de 20 pacientes, duas vezes na semana, para Paraíso do Sul, que era a referência para esta especialidade. Mas as pessoas sofriam muito com o deslocamento e algumas acabam não fazendo o tratamento em razão dessa viagem”, relata. Com a instalação da clínica em Faxinal do Soturno, o acesso ao serviço foi facilitado. A sala foi equipada com recursos próprios do município e através de parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), de Santa Maria. “O espaço possui toda a infraestrutura necessária para proporcionar o melhor atendimento aos nossos munícipes”, completa Moro.

A clínica de fisioterapia é climatizada e está equipada com exercícios de marcha, alongamentos, TNS, infravermelho, ultrassom terapêutico, forno de Bier, barras paralelas, bicicleta ergométrica, bolas suíças, espaldar, entre outros objetos necessários para a realização das atividades.

De acordo com o médico clínico geral Igor Freire, que atende na atenção básica de saúde do município, “é de extrema importância a oferta de fisioterapia no serviço público de saúde”. Segundo ele, em muitos casos, o tratamento medicamentoso não é suficiente para a recuperação dos pacientes e a fisioterapia complementa e dá continuidade ao processo. São exemplos as doenças osteomusculares, articulares, reumatológicas e respiratórias, além de pacientes com sequelas isquêmicas cerebrais, pós-operatórios e em casos de longas internações.

Dona Zezé trabalha como manicure e sofre de dores na coluna. Na clínica de fisioterapia, ela realizou dez sessões e já sente melhora. “Sei que ainda tenho mais sessões pela frente, mas já estou bem melhor”, conclui. Já Rosineli Terezinha de Souza, moradora da Vila Verde Teto, possui artrose bilateral nos joelhos e, já realizava o tratamento em Paraíso do Sul, há cerca de um ano e meio. Na clínica faxinalense, ela já está na quarta sessão e se sente aliviada por não precisar mais viajar.

Desde o início dos atendimentos, a agenda da fisioterapeuta está sempre cheia. Os pacientes que necessitarem do tratamento devem apresentar a requisição médica para agendar as sessões. A clínica funciona de segunda à quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Galeria de Fotos
Fisioterapia completa primeiro mês com 260 atendimentos em Faxinal do Soturno Fisioterapia completa primeiro mês com 260 atendimentos em Faxinal do Soturno Fisioterapia completa primeiro mês com 260 atendimentos em Faxinal do Soturno Fisioterapia completa primeiro mês com 260 atendimentos em Faxinal do Soturno
Junta de Serviço Militar
Secretária:
Rosenilda Trentin de Oliveira
Endereço:
Rua Julio de Castilhos, 609 - Centro
Telefone:
(55) 3263-3700
Hora. de Expediente:
8h às 12h e 13h às 17h
Tempo / Previsão