Formatura encerra Operação Soturno Negro em Faxinal do Soturno 4462

Cidade sediou exercício do 39º Curso de Operações Especiais

30 Setembro 2019

A comunidade faxinalense e da região visualizou exemplos de patriotismo, ordem e respeito, na manhã de sexta-feira, dia 27 de setembro, quando ocorreu a formatura da Operação Soturno Negro. Os militares que participaram do Exercício de Reconhecimento Especial do 39º Curso de Operações Especiais do Centro de Instrução de Operações Especiais de Niterói, Rio de Janeiro, se apresentaram e desfilaram na Avenida Vicente Pigatto, em frente à Praça Matriz. A Banda de Música do Exército veio de Santa Maria para abrilhantar o evento.

A ocasião marcou o encerramento da Operação Soturno Negro, que teve como base o Parque de Exposições de Faxinal do Soturno. As atividades iniciaram no dia 16 de setembro e ainda envolveram os municípios de Ivorá, Nova Palma e São João do Polêsine. Na oportunidade, esteve presente o general Mauro Sinott Lopes, comandante da 3ª Divisão de Exército de Santa Maria, que em sua fala, agradeceu o apoio e a hospitalidade dos faxinalenses.

O prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner, recebeu um certificado, como forma de reconhecimento da parceria do Exército Brasileiro com a cidade. Em seu discurso, ele agradeceu aos militares por oportunizarem aos munícipes faxinalenses a possibilidade de conhecerem um pouco a carreira militar e os valores que o Exército defende e pratica e destacou a importância do faxinalense João Schorn como intermediador desta parceria com as Forças Armadas. “Nossas crianças são o nosso futuro e é importantíssimo que elas tenham esse contato com o Exército. Desde já, nos colocamos a disposição para a Operação de 2020”, enfatizou o prefeito.

Após a formatura, todos se reuniram no CTG Coração do Rio Grande para um almoço de confraternização. Além do Centro de Instrução de Operações Especiais do Rio de Janeiro, participaram da Operação Soturno Negro unidades militares de Santa Maria: 3ª Divisão do Exército, 6ª Brigada de Infantaria Blindada, 29º Batalhão de Infantaria Blindada, 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, 3ª Companhia de Comunicações Blindada, 4º Batalhão Logístico e Ala 4 da Força Aérea Brasileira.