Paulo Marzari faz avaliação dos 6 meses à frente da Agricultura 3421

01 Novembro 2017

O Secretário Municipal de Agricultura de Faxinal do Soturno, Paulo Ricardo Marzari, completou nesta semana os seis primeiros meses à frente da pasta. Para fazer uma avaliação dos trabalhos, o Secretário concedeu entrevista ao Informativo da Prefeitura Municipal, que vai ao ar pela Rádio São Roque. Segundo Paulo, uma das primeiras atividades realizadas pela Secretaria foi a revitalização do Parque de Exposições que foi preparado para a ExpoxColônia e que está tendo manutenção permanente. Assim como o Parque, o Horto Municipal foi completamente revitalizado. No local, há produção de hortaliças para serem doadas e de flores para serem plantados nos trevos, praças e escolas. Segundo o Secretário, mais de 60 mil mudas de flores já foram produzidas no local neste período. Os servidores do Horto também trabalham com variedades de gramas que serão expostas em um dia de campo, programado para dezembro, voltado aos produtores de leite.

Outro assunto comentado foi a vinda da nova retroescavadeira e da patrulha agrícola que dará melhor atendimento aos agricultores e sobre os cursos de capacitação, como é o caso do Leitec. Neste ano, 12 cursos foram realizados por intermédio ou parceria da Secretaria, juntamente com a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Senar. Para 2018, outros 18 cursos de capacitação já estão agendados. O Secretário também fez menção ao trabalho veterinário que ultrapassou a marca de 500 atendimentos em 6 meses, incluindo as consultas, atendimentos de urgência, castrações e vacinação. Com a organização das campanhas (como a de castração) por roteiro, o número de quilômetros/dia rodado com o carro da Secretaria caiu de 200 para 80, gerando economia para o Município. O serviço de inspeção veterinária da Secretaria também é o que possibilita o funcionamento de um frigorífico e um abatedouro no município.