Notícias

  • Home

  • /
  • Mídia

  • /
  • Notícias

Posto de Saúde de Santos Anjos recebeu roda de conversa sobre saúde bucal 4261

05 Junho 2019

Na tarde da sexta-feira, 31, a Estratégia da Saúde da Família Rural promoveu, no Posto de Saúde de Santos Anjos, uma roda de conversa para abordar questões relacionadas ao Maio Vermelho - Mês de Prevenção do Câncer de Boca - e ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado neste dia.

A atividade teve participação da equipe da ESF e boa representação da comunidade, que pode ficar mais informada sobre este tipo de câncer e sobre os malefícios provocados pelo uso do tabaco.

Câncer de boca – A Odontóloga Silvana Giovelli trouxe os dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) que apontam 14.700 novos casos de câncer de boca, neste ano, no Brasil. Os principais fatores de risco para o surgimento deste tipo de câncer são o tabagismo, o uso crônico de álcool e a exposição ao sol. Quando a pessoa perceber que possui lesões na boca ou nos lábios que duram mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca, sangramento sem causa na boca, nódulos no pescoço e rouquidão persistente, deve procurar atendimento do seu dentista ou médico. A odontóloga trouxe ainda o relato de um paciente do município que está em tratamento contra o Câncer de Boca e fez a demonstração do auto-exame bucal que pode detectar com antecedência os sinais da doença. Ainda a respeito do câncer bucal, a enfermeira Paola Severo falou sobre o HPV, uma Doença Sexualmente Transmissível, que é um dos maiores causadores desse tipo de câncer e que pode ser evitado, principalmente, com o uso de preservativo.

Neste mesmo dia 31, era comemorado em todo mundo o Dia sem Tabaco. Sobre esse assunto, a Dr.ª. Greyci Kluge reforçou que o tabagismo é uma doença e que é um fator de risco que causa muitas outras doenças. Ela informou ainda que a ESF Rural deverá ter, em breve, um grupo para pessoas que querem cessar o uso do tabaco.

Galeria de Fotos
Posto de Saúde de Santos Anjos recebeu roda de conversa sobre saúde bucal Posto de Saúde de Santos Anjos recebeu roda de conversa sobre saúde bucal
Junta de Serviço Militar
Secretária:
Rosenilda Trentin de Oliveira
Endereço:
Rua Julio de Castilhos, 609 - Centro
Telefone:
(55) 3263-3700
Hora. de Expediente:
8h às 12h e 13h às 17h
Tempo / Previsão