Profissionais da saúde recebem capacitação sobre o controle do tabagismo 3159

13 Julho 2017

Um grupo multiprofissional da Secretaria Municipal da Saúde de Faxinal do Soturno participou na manhã da quarta, dia 12, de uma capacitação com a Enfermeira Antonieta Bevilaqua, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde. Após a capacitação, os profissionais estarão aptos a trabalhar com o Grupo de Controle ao Tabagismo, que será retomado no município. Segundo a Secretária da Saúde, Liana Moro, que também esteve presente na capacitação, o objetivo da Secretaria é reiniciar o grupo em agosto, já que existe uma lista de espera de pessoas interessadas em iniciar o tratamento para parar de fumar. Outras pessoas que tenham interesse em participar podem procurar a recepção da Unidade Básica de Saúde e deixar seu nome. Antes de participar do Grupo, a pessoa passará por uma avaliação médica. Os participantes do Grupo farão um tratamento de 3 meses, com encontros semanais, onde serão abordados assuntos referentes aos malefícios do uso do tabaco, com suporte de médico, psicólogo e de outros profissionais. Eles receberão do Inca – Instituto Nacional de Câncer – os insumos para o tratamento – adesivos, gomas, pastilhas e cloridrato de bupropiona.