Projeto “Memórias do Seminário” foi lançado ontem 3477

30 Novembro 2017

A Administração Municipal de Faxinal do Soturno, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos e do Conselho Municipal de Cultura, lançou na quarta-feira, dia 29, o Projeto Memórias do Seminário, que busca resgatar histórias e lembranças do Pré-Seminário São José e trazer à tona a importância do espaço como local de formação e de educação.

O evento de lançamento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi prestigiada pelo Prefeito Clovis Montagner, vice-prefeito Lourenço Moro, secretários, vereadores, pessoas da comunidade e pelos “Guardiões da Memória”. Os “Guardiões da Memória” são as pessoas elencadas pela coordenação do Projeto para recontar a história vivida no local, especialmente pelos seminaristas que buscavam sua formação. “Nós tivemos a ideia do Projeto, enquanto Secretaria, ao ver a quantidade de pessoas circulando no prédio e trazendo aqui seus familiares para conhecer um pouco da história que aqui viveram como seminaristas”, justificou a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Carmem Zacarias. O prefeito Clovis Montagner relembrou momentos vividos no local e disse que o Seminário foi e continua sendo um espaço de grande importância para o Município e que considera louváveis as ações de resgate e valorização deste patrimônio da cidade.

Os presentes puderam assistir a um documentário onde constam relatos de alguns dos seminaristas que estudaram no local. O documentário foi organizado pela Coordenadora de Serviço da Cultura, Vanessa Baccin, e pelos membros do Conselho Municipal de Cultura Ávida Brondani e Ricardo Zimmermann. Parte dos “Guardiões da Memória” estava no evento e contaram histórias e lembranças aos presentes que também visitaram uma exposição de mobiliários e roupas sacras, dispostos nos corredores do Prédio.

O Grupo dos Guardiões da Memória é formados por: Enelci Bozzetto, Gema de David, Edi Zago, Carlos Schio, Laudir Barrichello, Fábio Vendrúsculo, Sido Montagner, Carlos Baratto, Lídia Stiller, Marino Casali, Edi Zemolin, Terezinha Basso, Eufrázia Zemolin, Enio Trevisan, Almeri Montagner, Carmelina Vizzotto, Oscar Vendrúsculo, Dilmar José Marin, Getúlio Paim, Antão Forgiarini, Idalvina Weber Baratto, Celso Ibanez Cardoso da Silva e Lídia Bortolotto Montagner, Padre Osvaldo Cremonese, Padre Eugênio Pozzobon e Padre Virgílio Costa Beber.