Projeto Viva em Movimento recebeu equipe de Câmbio de Santa Maria 4296

03 Julho 2019

Os oito grupos da terceira idade integrantes do Projeto Viva em Movimento, da Secretaria Municipal da Assistência Social de Faxinal do Soturno, participaram, na terça-feira (2), no ginásio da Vila Santo Antônio, de uma atividade diferente das que estão acostumados a praticar em seus encontros.

A equipe de "Câmbio" do CDM da Prefeitura de Santa Maria veio apresentar esta modalidade esportiva que é baseada no voleibol, porém com adaptações e menor impacto para que pessoas de todas as idades possam participar. A equipe de Câmbio de Santa Maria existe há três anos e treina regularmente, sob a coordenação do professor Jéferson.

Em Faxinal do Soturno, segundo a professora Juliane Manfio, a ideia é desenvolver o esporte através de treinos regulares com os grupos do Projeto. Para outubro, foi marcado um jogo de volta em Santa Maria.

Regras do Câmbio

O câmbio utiliza a mesma quadra, a mesma rede e a mesma bola do vôlei.

São necessários nove jogadores em cada time. Em jogos oficiais, se os times forem mistos, devem ser três homens e seis mulheres.

Um jogo tem 15 minutos ou vai até 15 pontos, o que ocorrer primeiro.

O jogador posicionado no centro da quadra arremessa.

O objetivo também é fazer a bola tocar a quadra adversária. A diferença é que, para o “toque”, o jogador deve prender ou dominar a bola. Depois de dominar, um time pode dar até três toques antes de passar a bola para o time adversário.

Fonte: Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos, disponível em www.fgjai.com.br/MODALIDADES/