Notícias

  • Home

  • /
  • Mídia

  • /
  • Notícias

Secretaria da Saúde lança campanha de recolhimento e descarte de medicamentos 4228

26 Abril 2019

A Secretaria Municipal da Saúde de Faxinal do Soturno estará realizando, nos próximos dias, uma campanha de recolhimento e descarte consciente de medicamentos que estiverem vencidos e que os pacientes não fazem mais uso. Esta campanha busca a conscientização da população faxinalense para incentivar a destinação correta de medicamentos em desuso, pois medicamentos não são como o lixo comum e devem ser descartados de forma específica. Eles contêm em sua formulação substâncias químicas, biológicas ou hormonais, que possuem grande poder contaminante. Quando o material acaba em um aterro sanitário, se associa ao chorume do lixo comum e pode chegar ao terreno subterrâneo, contaminando o lençol freático. Se o medicamento vai para o esgoto, pode chegar diretamente ao meio ambiente, poluindo rios, lagos e solo ou, então, acabar em uma estação de tratamento, que nem sempre consegue eliminar totalmente a substância da água. A queima a céu aberto é outra forma de descarte inadequado com graves consequências ambientais.

A campanha será realizada da seguinte forma: primeiramente será feita uma capacitação pela farmacêutica do Posto de Saúde, Cátia Piovesan, para todos os Agentes Comunitários de Saúde, os quais realizarão a divulgação e orientação em todas as residências do município e também o início do recolhimento. Serão disponibilizados dois pontos de coleta: Posto de Saúde da Sede e de Santos Anjos, os quais serão responsáveis pelo recolhimento e destinação correta. A campanha não tem data para acabar; quem tiver medicamento para descarte sempre poderá levar nestes dois pontos de coleta.

Os resíduos de medicamentos precisam de tratamento especial desde a coleta para não causarem risco à população. Por isso, é importante que as pessoas adotem como um hábito fazer o descarte apenas nos pontos identificados.

Junta de Serviço Militar
Secretária:
Rosenilda Trentin de Oliveira
Endereço:
Rua Julio de Castilhos, 609 - Centro
Telefone:
(55) 3263-3700
Hora. de Expediente:
8h às 12h e 13h às 17h
Tempo / Previsão