Notícias

  • Home

  • /
  • Mídia

  • /
  • Notícias

Secretaria implanta “Caixa de Sugestões” na UBS da sede 3210

03 Agosto 2017

A Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde), gerida pela Secretaria Municipal da Saúde de Faxinal do Soturno, implantou, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sede, no dia 02 de agosto, uma caixa para avaliações dos atendimentos de cada setor da Secretaria. Posteriormente, a caixa também será implantada no Posto de Saúde de Santos Anjos. A iniciativa é uma medida para tornar ainda mais próxima a relação da gestão da Saúde do Município com os anseios dos usuários que acessam os serviços do SUS.

A caixa está identificada e lacrada, colocada na recepção da UBS, ao lado de um formulário, que deve ser preenchido com a maior quantidade de dados possíveis para que a resposta seja precisa. O espaço é mais uma alternativa do serviço destinado à busca por informações, apresentação de denúncias, elogios, sugestões e reclamações. “O ideal é que o usuário seja o mais fiel possível nas respostas, sempre disponibilizando o número do seu telefone para receber um retorno de sua reinvindicação. A identificação com o nome é opcional.” explica a Secretária da Saúde, Liana Moro.

Todas as queixas que chegam à ouvidoria são registradas e encaminhadas ao setor responsável da Secretaria de Saúde para avaliação, tomada de decisões e para que se dê uma resposta ao usuário. Assim que esta é formulada, o serviço entra em contato com o paciente para dar o retorno com a informação. Denúncias e sugestões também são enviadas para que o gestor adote as devidas providências, de forma que garanta o sigilo de quem fez a denúncia. “É uma forma importante de a gestão conhecer mais de perto a vivência do usuário dentro da unidade de saúde e solucionar demandas que, muitas vezes, não chegam até o gestor. O diálogo fica mais próximo, assim como o caminho para solucionar diversas questões”, conclui Liana. 

Junta de Serviço Militar
Secretária:
Maria Oneida Gai
Endereço:
Rua Julio de Castilhos, 609 - Centro
Telefone:
(55) 3263-3700
Hora. de Expediente:
8h às 12h
Tempo / Previsão