Semana da Pátria teve resgate da história e hora cívica nas escolas 4412

Programação foi temática dos 60 anos de Faxinal do Soturno

11 Setembro 2019

A Semana da Pátria e da Cultura de 2019 teve como tema “Faxinal 60 Anos – Sua História, Sua Gente” e o aniversário do município foi sinalizado nas diversas atividades propostas para o período. A abertura aconteceu com o Encontro de Corais, no dia 1º de setembro, na Igreja Matriz São Roque, e a programação seguiu até o dia 6.

No dia 3 de setembro, na Rádio São Roque 103.9 FM, pessoas convidadas da comunidade participaram de um resgate da história de Faxinal do Soturno, no programa “A Região é Notícia”. O diretor-presidente da Rede Jauru de Comunicação, Roberto Cervo, recebeu o prefeito Clovis Alberto Montagner, a Secretária de Educação, Cultura e Desporto Carmem Zacarias e a coordenadora de Cultura, Vanessa Baccin. Representando a comunidade, falaram Geraldo Bonaldo, Odila e Edeno Belinazzo, Branca Valdereza Pigatto Zago, Gema de David, Vera Chelotti e Edésio Santini.

Com o lema “Recordar é viver”, durante cerca de duas horas, o grupo relembrou momentos que marcaram a trajetória do município faxinalense. Foram citados o movimento emancipatório, a construção da Igreja Matriz São Roque, as escolas, os empreendimentos da época, entre outros fatos importantes vivenciados ao longo dos 60 anos de Faxinal do Soturno.

Hora cívica

Com o intuito de resgatar e estimular o sentimento de patriotismo nas escolas, foi realizado um cronograma de horas cívicas para a Semana da Pátria. Teve hasteamento das bandeiras, canto do Hino Nacional Brasileiro, apresentações artísticas e reflexões sobre a importância da Independência do Brasil e as ações que podem ser colocadas em prática no dia a dia, a fim de pleitear um país melhor para o futuro.

Na segunda-feira, dia 2 de setembro, participaram da atividade as escolas Beija Flor e Adelina Zanchi. Já na terça-feira, dia 3, foi a vez das escolas Paulo Freire e Dom Antônio Reis. A programação cívica seguiu na quarta-feira, dia 4, nas escolas Santa Rita de Cássia e São Domingos Sávio. Na quinta-feira, dia 4, a atividade ocorreu pela parte da tarde, na Escola Padre Pedro Copetti e, fechando o cronograma, na sexta-feira, dia 5, participaram a Escola Castro Alves, Projeto Ciranda e CAEE.