Sistema de videomonitoramento será inaugurado no dia 1º de julho 4794

Câmeras já estão transmitindo as imagens para a Brigada Militar

25 junho 2020

Está marcada para a próxima quarta-feira, dia 1º de julho, a inauguração do sistema de videomonitoramento de Faxinal do Soturno. O reforço para a segurança do Município é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Conselho Pró Segurança Pública (Consepro), Poder Legislativo, Poder Judiciário e Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acis). A solenidade inicia as 15h, na sede da Brigada Militar, apenas para convidados, respeitando os cuidados de prevenção ao Coronavírus. Além das autoridades municipais, estará presente o tenente coronel Cleberson Braida Bastianello, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada de Santa Maria.

O sistema de videomonitoramento conta com 18 câmeras, que já estão instaladas e transmitindo as imagens para a Brigada Militar, onde ficam armazenadas por até 30 dias. Destas câmeras, 15 são apenas de gravação de imagens, duas também fazem leitura de placas e uma é do tipo Speed Drone, com capacidade de girar 360° e zoom de aproximação de 25 vezes, com alcance de até 200 metros, além da gravação no escuro.

Os locais que receberam as câmeras foram escolhidos em conjunto pela Brigada Militar e Polícia Civil, com o intuito de monitorar pontos estratégicos do Município. O investimento total é de aproximadamente R$ 75 mil, sendo R$ 20 mil da Prefeitura, R$ 35 mil do Poder Judiciário e R$ 20 mil da Acis, mais as emendas impositivas da Câmara de Vereadores, destinadas no ano de 2018.

Confira os locais:

- Praça Vicente Pallotti;

- Bar da Frida, em frente ao CFC Uliana;

- Avenida Vicente Pigatto, em frente à Viaggio Tur, com leitura de placa;

- Casa Paroquial, ao lado da Igreja Matriz;

- Santuário do Bosque, ao lado da Capela;

- Santuário do Bosque, na entrada;

- Imediações da Prefeitura;

- Imediações do Posto de Saúde;

- Sicredi;

- Lancheria Big Dog, ao lado da Lotérica;

- Rodoviária;

- Imediações da Escola Paulo Freire;

- Fórum novo, ao lado da Escola Beija-Flor;

- Santos Anjos, em frente ao Posto de Saúde, com leitura de placa;

- Imediações do cemitério;

- Cemitério;

- Imediações da Ciretran;

- Imediações da Brigada Militar.

Cercamento eletrônico

Além das 18 câmeras do sistema de videomonitoramento, está prevista a instalação de mais cinco câmeras de cercamento eletrônico. Os recursos são provenientes da Consulta Popular de 2018/2019, no valor de R$ 55 mil, com contrapartida de 20% da Prefeitura. O processo está em fase de licitação.

Confira os locais:

- Entrada da cidade, na lombada antes da Fiat;

- Rua Gaspar Martins, no trevo de acesso à Nova Palma e Ivorá;

- RS 149, na Rua Almiro Pedro Cioccari, na saída para Nova Palma;

- Rua Santo Antônio, na saída para a Linha São Luiz;

- Rua Alberto Pasqualine, no Parque de Eventos.

Sistema de videomonitoramento será inaugurado no dia 1º de julho Sistema de videomonitoramento será inaugurado no dia 1º de julho Sistema de videomonitoramento será inaugurado no dia 1º de julho