Temporal destelha casas e causa prejuízos em Faxinal do Soturno 4510

Defesa Civil, Prefeitura e Bombeiros Voluntários estão atendendo as famílias

31 Outubro 2019

Desde domingo, dia 27 de outubro, a chuva acompanhada de ventanias e trovoadas vem causando estragos no município de Faxinal do Soturno e na região. Até esta quinta-feira, dia 31, foram registrados cerca de 20 atendimentos, de casas que foram destelhadas ou tiveram a estrutura danificada em razão dos temporais. Na quarta-feira, dia 30, o Rio Guarda Mor havia saído do leito, interrompendo a passagem de veículos temporariamente. A Defesa Civil, a Prefeitura através das secretarias de Assistência Social e de Obras e Serviços Públicos e os Bombeiros Voluntários estão prestando o auxílio necessário às famílias.

No momento, o trabalho é de cobertura das casas provisoriamente com lonas e retirada das árvores e postes de energia elétrica que tombaram, com o apoio da Nova Palma Energia, para dar condições e segurança aos munícipes atingidos pelas últimas intempéries climáticas. Também está sendo feito, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, um levantamento dos estragos e das casas que foram danificadas, para que posteriormente seja providenciada a recuperação, assim que a chuva cessar.

Conforme o prefeito em exercício, Lourenço Domingos Moro, o trabalho dos Bombeiros Voluntários, mesmo com chuva, tem sido fundamental para o atendimento das famílias e localidades prejudicadas com o temporal. Além dos prejuízos às casas, a chuva excessiva também danificou as estradas de chão do município, bueiros e pontes, que vai demandar muito trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Outro ponto que preocupa o prefeito em exercício é a agricultura, uma vez que o tempo chuvoso também influencia nos ciclos das principais culturas, como o fumo.

Doações

A Secretaria Municipal de Assistência Social está recebendo doações de colchões, toalhas de banho, cobertores, travesseiros e roupas e calçados em geral. Os materiais estão sendo repassados para as famílias que tiveram as casas destelhadas.

Mais informações pelos telefones (55) 3263-2214 (Assistência Social) e (55) 3263-2053 (Bombeiros Voluntários).