Trabalhos de patrolamento e de limpeza urbana são prioridades da Secretaria de Obras 2950

20 Abril 2017

.

O tráfego nas estradas do interior de Faxinal do Soturno sempre é bastante intenso. Na época da safra, esse movimento aumenta ainda mais, demandando maior atenção na manutenção das estradas, sejam elas gerais ou de propriedades e lavouras. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Obras tem buscado atender as reivindicações dos munícipes no que se refere ao conserto e melhoramento das estradas, buscando dar maior segurança aos motoristas e agilidade para o escoamento da produção agrícola. A ideia, segundo o Secretário Municipal de Obras, Clóvis Benetti, é atender os casos mais críticos e, após, ir avançando nas demais estradas com o patrolamento, a colocação de material e o acabamento com o rolo compactador, que garante maior durabilidade ao serviço. Um trecho que estava necessitando melhoramentos é o que liga a cidade à Ermida de São Pio. Nesta estrada, além dos munícipes, circulam muitos turistas, principalmente nos finais de semana. Além desta estrada, outra em que há grande movimento é a 348, que é o caminho de diversas comunidades do interior para chegar até a cidade. Ambas receberam patrolamento e assentamento com o rolo compactador nos últimos dias. Os acessos à Linha Dona Francisca e Novo Treviso também receberam patrolamento. Com os trabalhos dos últimos dias, a maioria das estradas do município está em boas condições de trafegabilidade. Outro trabalho de melhoria de tráfego foi realizado na Vila Verde Teto, com a construção de um bueiro. A passagem contempla as ações de drenagem nos terrenos acima da comunidade e dá acesso ao carregamento de material de uma empresa de tijolos da cidade.

Limpeza urbana – Assim como no interior, alguns trabalhos na cidade precisam ser constantes. A limpeza de ruas e o recolhimento de entulhos é um exemplo disso. Todos os dias, as equipes são deslocadas para o centro ou para as vilas para realizar o trabalho de limpeza que inclui varrimento de ruas, recolhimento de terra, de restos de podas de árvores e outros tipos de lixo. O cuidado com a limpeza da cidade tem sido elogiado por faxinalenses e por pessoas de fora do município. Nas últimas semanas, as equipes focaram na limpeza da Vila Jardim, Santo Antônio, Verde Teto e Medianeira.  Devido ao grande número de residências na área urbana, muitas vezes a Secretaria tem dificuldade de vencer a demanda de recolhimento de entulhos. Por isso, a orientação é para que os proprietários agendem o recolhimento com a Secretaria, evitando que o lixo fique exposto por muito tempo, o que pode causar problemas para os demais moradores.