Pontos turísticos e patrimônio histórico-cultural

• O Município

• Pontos turísticos e patrimônio histórico-cultural

Cerro Comprido 2144

Distante 5 km de Faxinal do Soturno, a localidade proporciona uma visão completa de toda a Cidade. O acesso a este Cerro, que está a 528 metros de altitude, é por uma trilha de uma paisagem exuberante, propício para a realização de passeios ecológicos. No local há uma rampa para a prática de esportes radicais de vôo livre.

Cerro Comprido Cerro Comprido

Ermida de São Pio de Pietrelcina 1660

Construída em 24 de outubro de 2004, no alto do Cerro Comprido, a pequena Igreja surgiu da iniciativa do professor gaúcho, Cláudio Casassola e sua esposa Lourdes Pauletto, hoje, radicadosem Nova Iorque. Ainiciativa de construir a ermida foi através da devoção a São Pio, por graças alcanças. A concretização material, arquitetônica e paisagística, foi realizada pelo engenheiro Paulo Pio Soldera, e ao artista que a confeccionou, Juan Amoretti, o qual teve grande apoio da Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno.

A Festa de São Pio é realizada no mês de novembro.

Ermida de São Pio de Pietrelcina Ermida de São Pio de Pietrelcina

Gruta Nossa Senhora De Lourdes 2141

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurada no dia 25 de maio de 1958, na qual recebeu a imagem de Nossa Senhora em comemorações do Centenário da primeira aparição de Maria sob o título de Nossa Senhora de Lourdes.

A Gruta fica na localidade de Sítio Alto, distante 15 km do Centro de Faxinal do Soturno.

No local há um Salão de festas com capacidade para 800 pessoas, um riacho e uma Praça para receber os visitantes.

No mês de fevereiro é realizada a Romaria Nossa Senhora de Lourdes.

Gruta Nossa Senhora De Lourdes Gruta Nossa Senhora De Lourdes

Igreja Matriz São Roque 1662

A construção da Igreja iniciou em 1937 e inaugurada em 6 de janeiro de 1939. Porém, a efetivação da Paróquia só aconteceu em 15 de agosto de 1960. Suas pinturas internas representam o Novo e Antigo Testamento, cujo pintor foi o artista Ângelo Lazzarini, auxiliado por um morador local, Fiorelo Orlandi, e o mestre de obras foi Luis Soldera. É considerada uma das mais belas igrejas da Região da Quarta Colônia. A Igreja Matriz São Roque fica localizada na Praça Central do Município e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min.

As comemorações do padroeiro São Roque acontecem no mês de agosto.

Igreja Matriz São Roque Igreja Matriz São Roque

Museu Fotográfico 2142

O Museu Fotográfico Irmão Ademar da Rocha possui um acervo de, aproximadamente, 3.500 fotografias que retratam, desde a década de 1920 até os tempos atuais, a trajetória e os costumes desses imigrantes que povoaram e construíram a cidade de Faxinal do Soturno.

Localizado no Centro do Município, fica aberto ao público diariamente, sendo que as visitas de grupos deverão ser agendadas através Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Cultura e Habitação pelo fone (55) 3263.3700.

Museu Fotográfico Museu Fotográfico

Museu Histórico de Novo Treviso 2143

O Museu Histórico de Novo Treviso está aberto para visitação das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

O Museu de Novo Treviso é considerado berço de Faxinal do Soturno e Patrimônio Histórico Municipal. O prédio foi doado em 1994 pelo senhor Pio Ernesto Ceolin para o Município.

A partir desta data, a Administração Municipal começou o trabalho de restauração do local, abrindo as portas ao público no dia 25 de novembro de 2007.No local há diversas peças históricas usadas pelos primeiros imigrantes italianos na Região.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3263-3700.

Museu Histórico de Novo Treviso Museu Histórico de Novo Treviso

Santuário Mãe Rainha 1661

Construído por Eugenio Piovesan no ano de 1950, a imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt está ligada a campanha da Mãe Rainha de Schoenstatt iniciada pelo diácono João Luiz Pozzobon em 1950 e incentivado pelo padre José Kentenich, fundador do movimento Apostólico de Schoenstatt. O Santuário Mãe Rainha está localizado no Centro de Faxinal do Soturno, no Bosque Municipal, numa área de preservação ambiental.

A Festa da Mãe Rainha é realizada no mês de outubro.

Santuário Mãe Rainha