Notícias

Casa de Faxinal recebe visitantes com informações turísticas, artesanato e produtos coloniais

Prefeitura fez parceria com as artesãs e agroindústrias do Município

03 março 2020

A história de Faxinal do Soturno passa pela imigração italiana e os traços desta cultura são representados pela arquitetura, gastronomia e tradições passadas de geração em geração nas famílias faxinalenses. Agora, quem vem à Quarta Colônia e passa pela Capital do Carinho pode degustar e levar pra casa um pedacinho destas riquezas.

A Prefeitura Municipal fez uma parceria com o grupo de artesãs agricultoras e agroindústrias do Município, que transformaram o Centro de Informações Turísticas na “Casa de Faxinal”. O local, situado na ERS 149, próximo ao trevo de acesso à cidade, funciona diariamente, das 10h às 19h, entregando informações e vendendo artesanato e produtos coloniais aos visitantes e a comunidade local.

A necessidade de dar mais visibilidade ao que é produzido no município fez com que a Emater e representantes das artesãs e das agroindústrias procurassem a Administração Municipal, com o objetivo de encontrar um espaço para que as pessoas chegassem até os produtos com mais facilidade, haja vista que a maior parte dos empreendimentos está localizada na zona rural. Conforme a chefe do escritório municipal da Emater de Faxinal do Soturno, Bruna Neubauer, o Centro de Informações Turísticas foi o local escolhido para receber e divulgar estes trabalhos, junto com o turismo de Faxinal do Soturno e região.

Atualmente, cerca de 20 artesãs e agroindústrias comercializam seus produtos na Casa de Faxinal, proporcionando uma diversidade de opções aos visitantes. Entre as peças de artesanato, é possível encontrar quadros, bolsas, chaveiros, panos de prato e objetos de decoração em diversos materiais, como madeira, tecido, crochê e tricô. Símbolos do Município, pontos turísticos e potenciais da região como os dinossauros também são explorados nos trabalhos manuais. Na gastronomia, também há variedade, desde a tradicional cuca italiana até bolachas, pães, geleias, licores, hortifruti e salgados congelados.

A professora de artes e artesã Márcia Dalmolin é uma das pessoas que auxilia na coordenação da Casa de Faxinal e tem muitas expectativas para o futuro do espaço. “Queremos que muito em breve este seja também um local de encontro das pessoas que moram em Faxinal, que vão vir aqui para tomar chimarrão, encontrar amigos e jogar conversa fora”, afirma. A parte externa também recebeu uma atenção especial e conta com pracinha de brinquedos, bancos e jardim. Ainda está prevista a instalação de uma máquina a vapor, contribuindo para o resgate da história do Município.

Confira as artesãs e agroindústrias que integram a Casa de Faxinal

Marcia Cristina Dalmolin – reside na cidade e produz artesanato em MDF;

Caren Dotto – reside na cidade e produz artesanato;

Rosa Freo Dalla Corte – reside no Sítio Alto e produz artesanato em tecidos;

Celi Cerezer Benetti – reside em Santos Anjos e produz conservas, geleias e licores (Agroindústria do Vale);

Tânia Cervo – reside em Santos Anjos e produz cucas, pães e bolachas (Agroindústria Cervo);

Graziela e Deroci – residem em Santos Anjos e produzem artesanato em madeira;

Eronita Prevedello e Rejane de Gregori – residem em Sítio dos Mellos e produzem bolachas, massas e salgados congelados (Agroindústria Delícias do Sítio);

Lurdes Garlet – reside na saída para Novo Treviso e produz hortifruti e artesanato em decoupage;

Maria Regina Delgado – reside na cidade e produz artesanato em tecido e serigrafia;

Maria Trevisan – reside da Linha Colonial e produz bolachas e doces;

Eliana Gass Benetti – reside na Saxônia e produz artesanato em tecidos;

Lorena Casarin – reside no Sítio dos Mellos e produz artesanato em tecidos;

Lisana Bastiani – reside na Saxônia (Azienda Bastiani);

Onilda da Veiga e Darcy Borges – residem no Sítio Alto e produzem artesanato em madeira e tecidos;

Cleonice Brezolin – reside em Sítio dos Mellos e produz artesanato em tecidos;

Cleusa Borges Barbieri – reside em Sítio Alto e produz salgados congelados (Agroindústria Armazém dos Salgados).

A Casa de Faxinal possui uma página no Facebook. O contato também pode ser feito pelo telefone (55) 9 9707-9458.