CREAS realiza roda de conversa sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Público-alvo foram profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes

21 maio 2022

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Faxinal do Soturno realizou, na última quinta-feira, 19 de maio, uma roda de conversa intitulada "Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: pensando o trabalho em rede". A atividade, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, foi coordenada pela Psicóloga Bianca Zanchi e pelo Assistente Social Rafael Almeida.

O evento integrou a programação do Maio Laranja e contou com a participação de cerca de 70 pessoas, incluindo profissionais da Educação (professores, serventes, monitores, orientador educacional), Saúde, Conselho Tutelar, Segurança Pública (Brigada Militar), Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e Assistência Social. O prefeito Clovis Alberto Montagner realizou a abertura do evento. Também estiveram presentes o Secretário de Assistência Social Eduardo Garlet Prestes e a Secretária da Educação, Cultura e Desporto Simone Cancian Stieler.

De acordo com os organizadores da atividade, a avaliação do evento foi muito positiva, pois foi possível desmistificar algumas questões acerca do fenômeno do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. Além disso, a Psicóloga Bianca destaca que momentos como esse são fundamentais para fortalecer a rede de proteção, identificando e mostrando a importância do trabalho articulado em prol da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Até o final do mês o CREAS ainda realizará duas atividades sobre o Maio Laranja. No dia 25 de maio será apresentada a peça teatral “Nosso Segredo” pela Companhia de Tcheatro Xexebéu para crianças e adolescentes convidados. No dia 31 de maio haverá um segundo momento de capacitação para os profissionais sobre as notificações de violência interpessoal/autoprovocada.