Notícias

CREAS realizou evento sobre os Direitos das Mulheres

A atividade integra o Projeto Violetas 2 que visa acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica

26 janeiro 2024

Na última quinta-feira, 25 de janeiro, aconteceu o evento, coordenado pelo Centro de Referência Especializado (CREAS), da Secretaria de Assistência Social, sobre os Direitos das Mulheres, no Centro de Convivência do Idoso, com a participação do Juiz de Direito da Comarca de Faxinal do Soturno, Dr. Rodrigo Antola Aita.

A atividade integra o Projeto Violetas 2. O Projeto Violetas no formato grupo, continua acontecendo quinzenalmente. Esse novo projeto, também chamado de Violetas, só que em um outro formato, coordenado pela Psicóloga Fabiane Schott, visa acompanhar mulheres que foram vítimas de violência doméstica, em formato de palestras e roda de conversa.

O Violetas 2 será ofertado no turno da noite, para viabilizar a participação de mulheres que trabalham ao longo do dia, e/ou que não tenham com quem deixar os filhos.

Este projeto acontecerá mensalmente, no Centro de Convivência do Idoso, e contará também com a participação de profissionais convidados.

Neste primeiro evento, além do Juiz Dr. Rodrigo Aita, explanar a essas mulheres sobre os seus direitos, também respondeu aos questionamentos das participantes, esclarecendo suas dúvidas.

Segundo a Psicóloga Fabiane, foi um momento de aproximação e de esclarecimentos, fundamentais para que as mulheres saibam e divulguem para outras mulheres também. A sororidade*, é o que fortalece esse trabalho com as mulheres. Por meio da empatia e compreensão, as mulheres se juntam, para alcançarem seus objetivos, que neste caso é viverem exercendo sua cidadania e dignidade, de viverem suas vidas em busca da felicidade.

Já as participantes relataram que se sentiram acolhidas em suas questões, pois puderem esclarecer suas dúvidas, e ao mesmo tempo, adquirir mais conhecimentos sobre as leis e medidas de proteção.

*Significado: União de mulheres, proteção, apoio mútuo em casos de violência de gênero. Sororidade é um termo que propõe solidariedade e empatia entre as mulheres.

Foto: Clebio Guiomar dos Santos