Notícias

Municípios participam de reunião de alinhamento com equipe da UFN

28 maio 2024

Na manhã desta segunda-feira (27), foi realizada, na Câmara Municipal de Vereadores de Faxinal do Soturno, uma reunião de alinhamento com uma equipe de professores, alunos e coordenadores de cursos da Universidade Franciscana (UFN). O encontro contou com a participação de servidores das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social dos municípios de Faxinal do Soturno, Ivorá e São João do Polêsine, e equipe do Condesus.

Com a presença da vice-reitora Solange Binotto Fagan, a reunião teve como objetivo o alinhamento de um plano, para auxiliar no trabalho que está sendo desenvolvido com a comunidade após o evento climático que assolou a região. Foi destacado que nesse momento de acolhimento é importante que os profissionais saibam ouvir as pessoas que sofreram algum dano em razão das chuvas, realizando um acompanhamento psicológico, tanto para adultos quanto para crianças e idosos, assim como para os professores que terão que entender e acolher as crianças que vivenciaram essa situação traumática. 

Durante a abertura do evento, o prefeito Clovis Alberto Montagner destacou a importância dessa relação com a Universidade, para a troca de conhecimentos e traçar estratégias para melhor atender às necessidades da população, principalmente com esses profissionais, que têm contato direto com as pessoas afetadas pelas chuvas, diariamente.

Ao longo do encontro, os representantes de cada município falaram sobre a realidade local e suas experiências nesse período, permitindo que a equipe da universidade compreendesse como poderia auxiliar em cada cidade. Foi sugerida a realização de palestras nas localidades afetadas e ações com os grupos nas comunidades, podendo haver o acompanhamento dos estudantes. Da mesma forma, os estudantes de psicologia poderão dar suporte aos psicólogos dos municípios frente ao aumento de procura por atendimentos individuais.

Os profissionais também atuarão nestes municípios de forma individual, alinhando ações mais específicas, para conseguir planejar as próximas atividades e quais áreas demandam mais atenção. Esta ação da UFN deverá ser estendida aos demais municípios da Quarta Colônia.