Notícias

Secretaria de Saúde dará início à vacinação de crianças contra a Covid-19

Primeira etapa de imunização será com crianças com comorbidades

17 janeiro 2022

A vacinação das crianças faxinalenses, entre cinco e 11 anos, contra a Covid-19 terá início na próxima quarta-feira, 19 de janeiro. A imunização será realizada na Sala de Vacinas do Posto da Sede, a partir das 13h. O Município de Faxinal do Soturno recebeu 30 doses do imunizante pediátrico e, nesta primeira fase, serão aplicadas dez vacinas em crianças com comorbidade comprovada.

As crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e devem apresentar atestado médico que comprove a doença. A vacinação será realizada mediante agendamento prévio na Unidade de Saúde pelo telefone (55) 3263-2394. De acordo com a Secretaria de Saúde, a aplicação nas crianças seguirá um protocolo específico, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos após a aplicação do imunizante.

Confira as comorbidades: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves (asma); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão – alvo; insuficiência cardíaca; cor pulmonate e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos, fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença neurológica crônica; doença renal crônica; imunocomprometidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de down; cirrose hepática. Em caso de possuir outra comorbidade que não esteja relacionada no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, compete à avaliação médica a justificativa caso a caso.