Capitéis Faxinal do Soturno

Capitel Nossa Senhora Assunta ao Céu

Conheça um pouco mais
Localidade: Novo Treviso

Segundo relato da Sra. Celina Da Ros e Sra.  Iria da Ross Ceolin, este capitel foi construído por integrantes da família Ceolin que tiveram um pedido atendido.

Elas nos contam que quando esses imigrantes chegaram a Novo Treviso, receberam lotes de terra que se estendiam pelos morros. Esses imigrantes foram construindo suas habitações com folhas, paus e barro. Eram casebres improvisados, até terem condições de fazerem algo melhor. Certa vez ocorreu um temporal muito severo e o vento levou embora a habitação deles, então toda família se abrigou embaixo das raízes e no oco de um enorme pé de umbu que tinha ao lado do casebre. Além disso, chovia muito e enormes pedras rolavam morro a baixo, juntamente com árvores e muita terra. Eles temiam que essas pedras pudessem atingi-los. Então prometeram que se caso se salvassem, iriam construir um capitel em homenagem a Madona.

Então o capitel foi construído ao lado do pé de umbu, servindo por muitos anos como local para orações. Depois de algum tempo o capitel foi destruído porque as torres de transmissão de energia elétrica precisavam passar bem no local onde ele estava. Então foi construído novamente, porém do outro lado da estrada, onde tinha uma encruzilhada.

OUTROS
PONTOS TURÍSTICOS
Mande seu comentário
Preencha todos os campos abaixo, seu comentário vai passar por um revisão: *
Comentário
Vídeo institucional do Município de Faxinal do Soturno

Conheça um pouco mais sobre nosso município