Este capitel foi construído pelo casal Antonio Barichello e Letícia Lago nos fundos da Linha Três, com o pedreiro Orivaldino Baldissera e alguns companheiros ajudantes no mutirão de vizinhos. O lote onde o capitel foi construído pertencia ao Sr. Pedro Barato, situado na bifurcação da estrada, sob o lote 147.
No ano de 1982 sob a liderança do Sr. Gentil Prevedello, o capitel passou por uma restauração. Neste capitel existe uma placa com as seguintes informações: “Promessa e voto de ação de graça do falecido casal Antonio e Letícia Lago Barrichello.
Construído em: 24/11/1952
Abençoado/inaugurado em: 18/05/1958
Restaurado pelo grupo do centenário, Linha Três em 12/09/1982.
Ainda na fachada existem os seguintes dizeres: “Recordamos os 100 da colonização melancólica, sorte de todos quantos morreram vítimas da violência fatal. Paz de suas famílias”. Segundo o Pe. Luizinho Sponchiado, essa foi uma homenagem a todos os pioneiros que tombaram assassinados vítimas da violência. O lugar escolhido para o capitel foi a antiga picada marcada de cruzes.
Numa outra oportunidade, as imagens de São Judas Tadeu e de São Vicente Palotti também foram colocadas no capitel, devido as graças alcançadas pelas famílias dos senhores Sr. Gentil Prevedello e do Sr. Pedro Barato.
Conheça um pouco mais sobre nosso município
Mande seu comentário