Capitéis Faxinal do Soturno

Capitel Nossa Senhora da Saúde

Conheça um pouco mais
Localidade: Novo Treviso

Este capitel dedicado a Nossa Senhora da Saúde, foi construído pela comunidade de Novo Treviso, algum tempo depois de iniciada a colonização italiana.

O local foi escolhido para prestar homenagem à pioneira Sra. Augusta Nesello, esposa de Domenico Bortoluzzi, nascida em 23/07/1858, em San Gregório Nelle Alpi, Belluno, Itália. Ela foi a primeira vítima dentre os imigrantes, sofre um acidente trágico ocasionado por uma árvore que tombou, perfurando o ventre onde carregava seu filho. Na ocasião, por ainda não haver igreja e cemitério, foi sepultada naquela propriedade.

Em 1975, no Centenário da Imigração Italiana, os padres Benjamim Ragagnin, na época Pároco de Novo Treviso e o Pe. Luiz Sponchiado, criador do Centro de Pesquisas Genealógicas de Nova Palma, refizeram o túmulo de Augusta. Além disso, colocaram uma cruz de ferro e uma lápide, onde foi escrito o nome da vítima, a data e a causa da morte.

Em 2017 os familiares italianos de Augusta Nesello, que há muitos anos buscavam por informações, encontraram no Centro de Pesquisa Genealógica (CPG) de Nova Palma o registro deste acontecimento. Então identificaram o capitel com placas que contam esta história.

OUTROS
PONTOS TURÍSTICOS
Mande seu comentário
Preencha todos os campos abaixo, seu comentário vai passar por um revisão: *
Comentário
Vídeo institucional do Município de Faxinal do Soturno

Conheça um pouco mais sobre nosso município