O Geossítio Linha São Luiz é um dos mais férteis afloramentos fossíliferos da região da Quarta Colônia!
Compreende afloramentos pavimentos irregulares, ravinas e barrancos originalmente com exposição vertical de mais de 10 metros, que correspondem a níveis com cerca de 225 Ma (Langer et al., 2018), com níveis que supostamente poderiam indicar camadas Jurássicas (Barboni & Dutra, 2013). As principais áreas aflorantes consistem de níveis de arenitos rosados maciços, intercalados com depósitos pelíticos que em conjunto representam depósitos fluviais e corpos lacustres.
Possui a peculiaridade de preservar uma ampla diversidade de microvertebrados, sobretudo cinodontes (incluindo a linhagem dos Brasilodontidae, importante na compreensão da evolução dos mamíferos). Preserva também dinossauros, esfenodontes, procolofonídeos, pterossauromorfos, peixes, insetos, conchostráceos, icnofósseis e gimnospermas.
A riqueza de fósseis-chave, bem como a presença de níveis com datação absoluta confere relevância científica internacional ao sítio. Ademais, a natureza das exposições de rocha conferem ao local possui importante relevância e possivelmente turística.
Fósseis encontrados: Pararépteis (Soturnia caliodon), Lepidossauromorfos (Lanceirosphenodon ferigoloi, Clevosaurus brasiliensis e Cargninia enigmatica), Arcossauros (Faxinalipterus minima), Dinossauros (Guaibasaurus candelariensis) e Cinodontes (Brasilodon quadrangularis, Riograndia guaibensis e Irajatherium hernandezi). Também são registradas pegadas de dinossauros, além de fósseis de invertebrados e plantas.
Fonte das informações: Dossiê do Geoparque Quarta Colônia
Conheça um pouco mais sobre nosso município
Mande seu comentário