Horário de atendimento ao público: 8h às 12h e 13h às 17hOuvidoria e informações: 0800 090 8529
Município de Faxinal do Soturno
NotíciasPublicado em 23/10/2019

Caminhada e palestras marcam o Outubro Rosa em Faxinal

Atividades chamaram a atenção para a prevenção do câncer de mama

Caminhada e palestras marcam o Outubro Rosa em Faxinal

Iniciativa da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Pró Vida Serviços Assistenciais com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação Cultura e Desporto, do Hospital São Roque e da Câmara de Vereadores, a Caminhada pela Vida marcou o Outubro Rosa em Faxinal do Soturno. A atividade aconteceu no final da tarde de segunda-feira, dia 21 de outubro.

A caminhada levou a cor rosa para a Avenida Vicente Pigatto, com trajeto da Praça Vicente Pallotti, seguindo pela Rua 30 de Novembro até o hospital, passando pela Rua Ceci Leite Costa e Alameda do Santuário, até a sede da Câmara de Vereadores, onde a programação teve continuidade com duas palestras.

Em um primeiro momento, a explanação foi da mastologista Carolina do Amaral, que trouxe informações sobre o câncer de mama. A médica falou sobre os números da doença no Rio Grande do Sul, as principais causas e como prevenir e, especialmente, ter um diagnóstico precoce do câncer. Uma das principais medidas de prevenção é o autoexame e a observação contínua das mamas, independente da faixa etária. Segundo Carolina, qualquer alteração na mama pode ser indício da doença e, por isso, é importante procurar um médico.

A segunda fala da noite foi da cirurgiã dentista Fernanda Binato, que veio de Santa Maria para prestigiar o evento. Na palestra, denominada “Amor a Vida”, ela conta sua história com o câncer e como superou as dificuldades que a doença trouxe. Aos 25 anos, ela teve que amputar a perna, além de passar por sessões de quimioterapia. Conforme Fernanda, a fé, a presença da família e dos amigos e a vontade de viver sempre estiveram presentes, principalmente durante o tratamento.

A Pró Vida Serviços Assistenciais ainda entregou brindes para o público e sorteou duas consultas com ginecologista e exames preventivo e de ultrassom entre os participantes do evento.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Voltar para Notícias
CompartilharWhatsAppFacebook

Este portal não usa cookies nem ferramentas de rastreamento. Guardamos no seu navegador apenas os ajustes de acessibilidade e a sua resposta a este aviso. Detalhes na Política de Privacidade.