Faxinal do Soturno é um dos 22 municípios que recebeu, na tarde da quarta-feira, 16 de março, o Certificado do Guinness World Records como detentor dos dinossauros mais antigos do mundo. O evento organizado pela Associação Sul Brasileira de Paleontologia, Projeto DinOrigin, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Instituto Federal Farroupilha, aconteceu no Salão Nobre do Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria.
Participaram do evento, o prefeito Clovis Alberto Montagner, a Secretária da Educação, Cultura e Desporto Simone Cancian Stieler e a Coordenadora de Cultura e Turismo Vanessa Baccin. O prefeito Clovis ressaltou que o reconhecimento é muito relevante para firmar a Quarta Colônia como um importante destino turístico do Estado.
Em 2021, o Projeto DinOrigin, uma iniciativa privada de divulgação, peticionou junto ao escritório do Guinness World Records a certificação de que a Formação Geológica Santa Maria, na qual se encontram 22 municípios, possui os fósseis dos dinossauros mais antigos do mundo. Esta aprovação do Guinness World Records fornece aos municípios uma chancela mundial de grande visibilidade para o fomento do turismo na região.




