Horário de atendimento ao público: 8h às 12h e 13h às 17hOuvidoria e informações: 0800 090 8529
Município de Faxinal do Soturno
NotíciasPublicado em 29/10/2025

Mostra Pedagógica da EMEI teve a colaboração das famílias para contar a história da imigração

Mostra Pedagógica da EMEI teve a colaboração das famílias para contar a história da imigração

De 21 a 24 de outubro, a Escola Municipal de Educação Infantil realizou a Mostra Pedagógica de Educação Patrimonial – Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, que teve como temática os 150 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul: Identidade Italiana em terras faxinalenses.

Os trabalhos foram expostos à comunidade no saguão da Escola e são resultados das atividades realizadas ao longo do semestre com as crianças, envolvendo suas famílias com temas como “Sabores da Itália em Faxinal do Soturno: explorando a culinária italiana com os pequenos”. O Município possui uma trajetória fortemente marcada pela imigração italiana, cuja herança cultural permanece viva nas tradições transmitidas ao longo das gerações. Entre essas manifestações, a culinária ocupa um papel de destaque, por ser um elo entre memórias, afetos e identidades.

O principal objetivo foi proporcionar experiências significativas que envolvessem os sentidos — o cheiro, o sabor, a textura e as cores, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e cultural das crianças, ao mesmo tempo em que se valorizam as tradições italianas presentes na comunidade local.

Outro tema trabalhado foi “Vivenciando a Cultura Italiana em Faxinal do Soturno: História, Memória e Tradição”. Os imigrantes trouxeram consigo costumes, tradições e práticas culturais, que são cultivadas até hoje. Entre esses elementos, as memórias, histórias e tradições desempenham papel central na formação da identidade cultural local.

O trabalho teve como objetivo principal aproximar bebês e crianças pequenas de aspectos da cultura italiana de forma lúdica e significativa, contribuindo para a formação da identidade cultural e o fortalecimento dos vínculos com a própria história e com o território em que vivem.

Galeria de fotos

5 fotos
1 / 5
Voltar para Notícias
CompartilharWhatsAppFacebook

Este portal não usa cookies nem ferramentas de rastreamento. Guardamos no seu navegador apenas os ajustes de acessibilidade e a sua resposta a este aviso. Detalhes na Política de Privacidade.