O prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner, está em Brasília, onde participa da Marcha pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), e acontece nos dias 2 e 3 de julho, na sede da CNM.
A mobilização tem como objetivo garantir o avanço das medidas emergenciais e estruturantes para o reestabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no estado e conta com a participação de mais de 400 de gestores municipais gaúchos. Durante os dois dias de Marcha, os gestores irão discutir com deputados e senadores sobre recursos extras aos municípios gaúchos. Entre as demandas, está o auxílio financeiro para todos os municípios e não apenas aos em calamidade; a garantia da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); compensação pela redução nas transferências do ICMS e a flexibilização para uso de saldos disponíveis nos cofres municipais.
Estão previstas agendas com o Executivo e lideranças da Câmara dos Deputados e Senado Federal para discutir as medidas de reestabelecimento dos municípios afastados pelas enchentes, além de reuniões com ministros. Na ocasião, a CNM também promoverá uma Mobilização Nacional Permanente, com a participação de gestores de todo o Brasil, buscando o avanço de medidas no Congresso Nacional.




