As inscrições para o Programa Operação Terra Forte seguem abertas até o dia 17 de outubro. Podem participar agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária e pecuaristas familiares que possuam Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Declaração de Pecuarista Familiar (DPF) ativos.
O processo de inscrição é realizado de forma presencial, no escritório municipal da Emater/RS-Ascar. Além de um desses documentos, é necessário que o produtor tenha um endereço de e-mail pessoal. Em Faxinal do Soturno, serão contemplados 24 produtores.
O extensionista Diogo Vendrusculo explica que o programa tem como finalidade a recuperação do solo, fundamental para a retomada da produtividade das propriedades. “Os produtores contemplados receberão um incentivo de até R$30 mil, para a aquisição de sementes, fertilizantes e sementes de plantas de cobertura, contando com o acompanhamento técnico da Emater/RS-Ascar. O principal objetivo é melhorar a matriz produtiva do solo”, destaca.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 99663-7624.
O programa visa a reconstrução e o fortalecimento do estado após as enchentes e outros eventos climáticos extremos de 2024, a partir da identificação e diagnóstico das propriedades rurais, elaboração de planos individuais de recuperação, estruturação de patrulhas mecanizadas e assistência técnica. O financiamento vem do Fundo de Reconstrução do RS (Funrigs).




