Já dizia Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A partir desta premissa, a Secretaria da Saúde esteve desde o início do mês de dezembro, realizando visitas nas escolas do Município, com o objetivo de orientar as crianças sobre os cuidados necessários para a prevenção da dengue.
A dupla, composta pela agente de endemias da Vigilância Ambiental Francieli Venturini e pelo agente comunitário de saúde William Flores, que se fantasiou de mosquito, falou sobre a dengue e as formas de evitar a doença, uma vez que a prevenção se dá pela eliminação dos possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya.
Conforme Francieli, no verão é necessário um cuidado mais intenso com a água parada, pois as condições climáticas favorecem o ciclo do mosquito. As visitas iniciaram no dia 2 de dezembro e foram finalizadas no dia 15, contemplando as escolas Adelina Zanchi, Paulo Freire, Santa Rita de Cássia, Beija-Flor e Padre Pedro Copetti. Em fevereiro de 2022, quando as aulas começarem, a campanha terá continuidade e mais escolas serão visitadas.




