A Semana da Pátria de Faxinal do Soturno deste ano terá como tema a Integração Regional. O município e as cidades de Dona Francisca, São João do Polêsine e Nova Palma contarão com as participações de suas representações nos respectivos municípios durante as comemorações da Independência.
A abertura oficial da Semana da Pátria será no dia 1º de setembro (sexta), às 8h, na Praça Vicente Pallotti, com hasteamento das bandeiras, recepção do fogo simbólico, participação dos demais municípios, das secretarias municipais locais, da Câmara Municipal de Vereadores, Poder Judiciário, Brigada Militar, Polícia Civil, SindiFax, escolas municipais e estaduais de Faxinal, Projeto Ciranda e Fundação Ângelo Bozzetto.
No sábado, às 8 horas, o hasteamento das bandeiras será por conta das Secretarias de Saúde e Assistência Social, APAE, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Conselho Tutelar e no domingo, também às 8 horas, a cargo das Secretarias de Obras e Agricultura, Emater, Bombeiros Voluntários, ACI e agências bancárias.
Na segunda, dia 4, será a vez do Projeto Ciranda, CTG Coração do Rio Grande e Departamento de Esportes e Lazer realizarem o hasteamento das bandeiras. Neste dia, a Fundação Ângelo Bozzetto representará Faxinal na atividade cívica em Dona Francisca. Na terça, o hasteamento será feito pela EMEI Beija-Flor, EMEF Paulo Freire, EMEF Santa Rita de Cássia e Projeto Ciranda. Neste dia, a Fundação representará Faxinal na atividade cívica em Nova Palma. Na quarta-feira, o hasteamento ficará por conta das Escolas Estaduais Dom Antônio Reis, São Domingos Sávio e Adelina Zanchi. Neste dia, a Fundação representará Faxinal em São João do Polêsine.
O encerramento da Semana da Pátria acontece no dia 7 de setembro. Às 8 horas haverá o hasteamento das bandeiras a cargo da Secretaria de Educação, Agroindústrias e Artesanato, Grupos de terceira idade Arco-Íris e Viva La Vitta e Fundação Ângelo Bozzetto. À tarde, a partir das 15 horas, acontece a 6ª edição do Projeto Tô na Praça com a participação do Grupo de Terceira Idade Arco-Íris, o Ballet da Fundação Ângelo Bozzetto, a Banda Marcial do Maneco e o show com o Grupo Trio Nativo. O encerramento acontece às 17h, com o arriamento das bandeiras.




