Capitéis

Os capiteis de Faxinal do Soturno?

São pequenas edificações em formato de capela, geralmente construídas à beira da estrada ou em propriedades particulares para homenagear santos e santas de devoção ou para agradecer por graças alcançadas, em alguns casos são resultados de promessas. Trata-se de uma tradição trazida pelos imigrantes italianos, povo que tem como características principais a fé e a religiosidade.

No Município de Faxinal do Soturno, assim como nos demais municípios da Quarta Colônia, existem diversos capitéis. Em sua maioria, são construções muito simples, quase sem adornos, muitas vezes solitários nas curvas de uma estrada ou quase imperceptíveis nas encruzilhadas. Algumas vezes, no interior da propriedade rural e geralmente cuidado pelo morador mais próximo. Em todos os capitéis de Faxinal do Soturno, o acesso é livre, ou seja, não é preciso pedir permissão para visitar.

Quanto ao material empregado na sua construção identificam-se desde o basalto, pedra abundante na região e usada pelos imigrantes em suas moradias, assim como também o tijolo artesanal e o tijolo de fabricação mais recente. As telhas para a cobertura são artesanais de barro, em alguns casos as telhas foram substituídas pelas industrializadas e até mesmo de amianto. As grades de proteção são de ferro e as aberturas em madeira. Poucos desses pequenos oratórios possuem placas contendo informações sobre os mesmos, o que dificulta a identificação.

Cabe salientar que no início da colonização italiana em Faxinal do Soturno, não havia igrejas/capelas, então algumas famílias construíam um capitel em homenagem ao seu santo de devoção e ali se reuniam. Sabe-se que por muito tempo, estes lugares foram usados, não somente para realizarem orações e missas, mas para encontros e confraternizações, principalmente aos domingos.

Atualmente muitas pessoas viajam em busca desses locais com monumentos e cultura material e imaterial preservadas, onde os moradores preservam suas crenças e costumes mais autênticos. Ao visitarem esses locais, as pessoas têm a oportunidade de conhecer parte dessas histórias que valorizam seu passado, contribuindo assim para o reconhecimento como um patrimônio cultural. Esse tipo de fenômeno turístico é conhecido como turismo cultural e juntamente com o turismo religioso são capazes de desenvolver e movimentar um destino turístico.

Assim, o turismo cultural juntamente com o turismo religioso são dois segmentos da atividade turística que se destacam na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, tendo em vista, nos municípios que a compõe existem diversas igrejas de uma beleza e arquiteturas admiráveis, bem como monumentos religiosos e antigos capiteis que despertam interesse de visitantes.

Com este inventário, se objetiva resgatar a história de cada capitel, buscando através de entrevistas, compreender a motivação da construção e outras informações como, por exemplo, o ano da edificação, por quem foi construído e qual o santo homenageado. Além disso, este inventário tem o intuito de recuperar com as famílias a importância destas pequenas construções para a manutenção dos laços de identidade e pertencimento que as ligam às origens italianas e ao local onde estão inseridas.

Ao mesmo tempo em que se fazia a pesquisa, uma reforma nos capitéis de Faxinal do Soturno foi realizada, visando a conservação e restauração. Ao final desta iniciativa foram fixados nesses capitéis placas contendo as principais informações sobre este elemento cultural da região. Nesta placa há um QR Code que direciona para este espaço na página da Prefeitura Municipal, onde está a história completa de cada capitel.

Outra intenção é criar um folder contendo a história e uma fotografia de cada um, pois poderá ser útil como fonte de futuras pesquisas, como meio de divulgação turística e cultural da região, mas principalmente para registro dessa memória.

> Trabalho realizado pela Coordenadora de Cultura e Turismo de Faxinal do Soturno Vanessa Baccin <

Abaixo segue a relação dos capitéis, com fotos e informações colhidas para catalogação dos mesmos:

Capela Nossa Senhora da Saúde

Capitel Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admi...

Capitel Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admi...

Capitel Nossa Senhora Assunta ao Céu

Capitel Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos

Capitel Nossa Senhora da Consolação

Capitel Nossa Senhora da Salete

Capitel Nossa Senhora da Saúde

Capitel Nossa Senhora de Lourdes

Capitel Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

Capitel Nosso Senhor dos Passos

Capitel Santo Antônio

Capitel Santo Antônio

Capitel Santo Expedito

Capitel São Caetano

Gruta São Roque